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Consultoria de Custos

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Consultoria de Custos

Conheça seus custos e elabore melhor suas estratégias!

A consultoria em gestão de custos está inserida em uma área vital para realizar um melhor planejamento financeiro e conquistar a gestão financeira ideal para sua empresa. Esta consultoria empresarial atua na gestão dos custos, avaliando os custos dos produtos vendidos, a classificação dos custos, os estoques e os seus impactos para o resultado financeiro.

Informações serão geradas para: apurar os custos de produção, reduzir de forma racional e efetiva os custos das áreas e dos processos, determinar os custos de estoque, levantar os custos de ociosidade, ineficiência, perdas, devoluções, etc. E todos estes custos serão classificados em custos diretos, indiretos, fixos e variáveis.

Quatro conceitos fundamentais para a gestão de custo:

Custos diretos: ligados diretamente ao produto ou serviço prestado. Ex.: gastos com colaboradores da linha de produção. Estes custos irão compor o preço do serviço ou do produto.

Custos Indiretos: não estão ligados diretamente com a elaboração dos produtos ou serviço. Ex.: gasto com a secretária da recepção ou com a energia do departamento administrativo.

Custos fixos: não dependem da variação da quantidade produzida e seus valores deverão ser pagos periodicamente; por exemplo: aluguel, mensalidade de contadores e dos sistemas de gestão.

Custos variáveis: estão diretamente ligados com a variação da quantidade produzida. Ex.: consumo de matérias-primas e horas trabalhadas para a produção.

Vejamos abaixo quais são os principais métodos de custeio:

Custeio por absorção: é o método de custeio que irá apropriar todos os custos sejam eles diretos e indiretos ou fixos e variáveis, que são decorrentes do uso de recursos da produção aos bens elaborados. Estes custos serão rateados para outros centros de custos, conforme o critério definido

Custeio padrão: elaborado conforme números e distribuição de matérias-primas e mão de obra planejadas, ou seja, seria um custo pré-definido, tomado como referência para a administração mensurar a performance da produção e ter as informações dos custos que foram variados. Caso seguisse o planejado pela equipe de produção, com excelência no rendimento, este deveria ser o custo a ser obtido pela fábrica.

Formação de Preço

Entender o processo de apuração e gestão dos custos é fundamental para que a equipe de controladoria ou de custo possa realizar a formação de preços dos produtos.

A consultoria em formação de preço segue cinco etapas:

  1. Observar o mercado, identificando os preços adotados pelos concorrentes.
  2. Definir a margem de lucro dos produtos e serviços que possa cobrir gastos.
  3. Manter o equilíbrio para precificar. Se o preço for elevado, poderá dificultar a aquisição de novos clientes; se for muito baixo, irá dificultar atingir os lucros esperados.
  4. Observar a questão de diferenciação do preço por qualidade e percepção do cliente; apesar de não serem tangíveis, são critérios que influenciam na decisão.
  5. Elaborar planilhas e fórmulas de precificação, visando traçar indicadores que facilitam a composição do preço, como o percentual do custo fixo.

Uma gestão de custos eficiente permite ao empreendedor identificar oportunidades de investimento, aumentar a margem de lucro, tomar decisões estratégicas mais conscientemente, além de dar mais segurança no desempenho da empresa.

A maioria dos sócios e diretores se preocupam apenas com o valor do lucro presente no final do mês e não fazem ideia do percurso que o dinheiro fez para chegar ali.

Se você é um destes, está perdendo grandes oportunidades.

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Leitura Recomendada

Livro-Contabilidade de custos

Livro de Contabilidade de custos

Esta obra trata da contabilização dos custos de mão de obra e de tributos, o texto refere-se explicitamente às condições brasileiras, destacando os principais dos dois principais tributos indiretos, o ICMS e o IPI.

Também existe a abordagem ao uso da Contabilidade de Custos como instrumento para fins gerenciais, para as funções de planejamento e controle de custos, relacionadas ao estabelecimento de padrões, orçamentos e outras formas de gestão, com vistas ao acompanhamento e análise das variações observadas.

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