Consultoria de Custos
Conheça seus custos e elabore melhor suas estratégias!
A consultoria em gestão de custos está inserida em uma área vital para realizar um melhor planejamento financeiro e conquistar a gestão financeira ideal para sua empresa. Esta consultoria empresarial atua na gestão dos custos, avaliando os custos dos produtos vendidos, a classificação dos custos, os estoques e os seus impactos para o resultado financeiro.
Informações serão geradas para: apurar os custos de produção, reduzir de forma racional e efetiva os custos das áreas e dos processos, determinar os custos de estoque, levantar os custos de ociosidade, ineficiência, perdas, devoluções, etc. E todos estes custos serão classificados em custos diretos, indiretos, fixos e variáveis.
Quatro conceitos fundamentais para a gestão de custo:
Custos diretos: ligados diretamente ao produto ou serviço prestado. Ex.: gastos com colaboradores da linha de produção. Estes custos irão compor o preço do serviço ou do produto.
Custos Indiretos: não estão ligados diretamente com a elaboração dos produtos ou serviço. Ex.: gasto com a secretária da recepção ou com a energia do departamento administrativo.
Custos fixos: não dependem da variação da quantidade produzida e seus valores deverão ser pagos periodicamente; por exemplo: aluguel, mensalidade de contadores e dos sistemas de gestão.
Custos variáveis: estão diretamente ligados com a variação da quantidade produzida. Ex.: consumo de matérias-primas e horas trabalhadas para a produção.
Vejamos abaixo quais são os principais métodos de custeio:
Custeio por absorção: é o método de custeio que irá apropriar todos os custos sejam eles diretos e indiretos ou fixos e variáveis, que são decorrentes do uso de recursos da produção aos bens elaborados. Estes custos serão rateados para outros centros de custos, conforme o critério definido
Custeio padrão: elaborado conforme números e distribuição de matérias-primas e mão de obra planejadas, ou seja, seria um custo pré-definido, tomado como referência para a administração mensurar a performance da produção e ter as informações dos custos que foram variados. Caso seguisse o planejado pela equipe de produção, com excelência no rendimento, este deveria ser o custo a ser obtido pela fábrica.
Formação de Preço
Entender o processo de apuração e gestão dos custos é fundamental para que a equipe de controladoria ou de custo possa realizar a formação de preços dos produtos.
A consultoria em formação de preço segue cinco etapas:
- Observar o mercado, identificando os preços adotados pelos concorrentes.
- Definir a margem de lucro dos produtos e serviços que possa cobrir gastos.
- Manter o equilíbrio para precificar. Se o preço for elevado, poderá dificultar a aquisição de novos clientes; se for muito baixo, irá dificultar atingir os lucros esperados.
- Observar a questão de diferenciação do preço por qualidade e percepção do cliente; apesar de não serem tangíveis, são critérios que influenciam na decisão.
- Elaborar planilhas e fórmulas de precificação, visando traçar indicadores que facilitam a composição do preço, como o percentual do custo fixo.
Uma gestão de custos eficiente permite ao empreendedor identificar oportunidades de investimento, aumentar a margem de lucro, tomar decisões estratégicas mais conscientemente, além de dar mais segurança no desempenho da empresa.
A maioria dos sócios e diretores se preocupam apenas com o valor do lucro presente no final do mês e não fazem ideia do percurso que o dinheiro fez para chegar ali.
Se você é um destes, está perdendo grandes oportunidades.
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