By: Leonardo Menezes
Consultoria / Empreendedorismo / Sem categoria
Comments: Nenhum comentário.
Entender alguns passos que irá ajudá-lo a a superar a crise financeira poderá fazer a diferença.
O gestor deve assumir integralmente a responsabilidade e tomar medidas para não “cair” nesse momento. Veja algumas dicas que podem te ajudar a superar essa crise financeira:
- Identifique o que levou sua empresa a sair dos trilhos
A situação atual nos pegou de surpresa, agora você precisa fazer um bom diagnóstico para que sejam tomadas as ações corretas. Faça uma avaliação profunda das finanças da sua empresa e um mapeamento de forma criteriosa: tudo que entra, sai, quanto sobra ou quanto fica negativo.
- Realize um corte de gastos
Após fazer o mapeamento e conhecer cada centavo da sua empresa, defina o que é prioridade e o que pode ser cortado o que não for realmente essencial para o negócio. Pequenos itens do dia a dia como copo descartável, papel e material de escritório precisam ser reduzidos.
Assim como contas fixas de telefone, água e energia, onde puder ter redução precisa ser feito! Alinhe tudo com a equipe todos precisam se conscientizar e passar a contribuir para enxugar as contas da empresa.
- Integre os setores da sua empresa
O sucesso de uma organização depende da sincronização que os setores trabalham. Em momentos de crise essa integração precisa ser mais forte, principalmente entre o financeiro e a diretoria da empresa. Todos precisam ter um entendimento de tudo que está acontecendo, saber do fluxo de caixa, perspectivas de receitas e despesas.
- Tenha metas redefinidas
Não adianta ter um fluxo de caixa e fazer um planejamento orçamentário, se os números não são acompanhados. Por isso, marque reuniões periódicas para analisar e rever as metas. Se você é o único responsável por todo o controle financeiro então deve ter ainda mais atenção com o orçamento.
- Cuidado ao pedir crédito
Tenha muito cuidado na hora de recorrer aos créditos disponíveis no mercado. Alguns, como o cheque especial, possuem juros altíssimos e podem criar um efeito bola de neve que vai piorar ainda mais a situação. Lembre-se que a finalidade é salvar o seu negócio e não endividá-lo ainda mais.
- Fique em dias: renegocie suas dívidas
Se tiver muito endividado renegocie essas dívidas, negocie com os credores uma condição que lhe possibilite estender os prazos e saldar a dívida da forma que não quebre ainda mais o resultado da empresa. Aproveite essas oportunidades que o governo está dando de protelar o pagamento de alguns tributos.
- Faça um planejamento estratégico
Tenha um planejamento para garantir o futuro e depois de passar pela turbulência, tome todas as medidas para garantir que esta situação não venha mais a acontecer. Como gestor, você precisa assumir a responsabilidade e comandar a empresa para voltar à estabilidade. Um planejamento estratégico/financeiro vai garantir o futuro da sua empresa para que seja mais tranquilo e que renda ainda mais.
E lembre-se: a crise não vai durar para sempre. Você precisa centrar suas forças, arregaçar as mangas e enfrentar com toda a disposição, sabendo que tudo voltará ao normal com um bom planejamento.