Planejamento Estratégico

Consultoria de Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico prevê o futuro da empresa em relação a médio e longo prazo, mas atua também no presente. Consiste em saber o que, como e de que maneira deve ser executado para que os objetivos sejam alcançados. É crucial para o sucesso da organização.

A Essência da gestão estratégica é o planejamento e a execução de estratégias que antecipem, enfrentem e alavanquem a mudança. É um continuo monitoramento de resultados da sua empresa.

Objetivos:

  • Corrigir as falhas do passado e aplicar melhor as experiências de sucesso;
  • Crescer de forma organizada, segura e muito mais controlável;
  • Reduzir os custos e aumentar estrategicamente os lucros;
  • Permitir um crescimento realmente sustentável que possa durar gerações;
  • Aumentar o valor da empresa permitindo novas perspectivas de negócios, atraindo assim investidores.

Veja Abaixo as principais Atividades a serem desenvolvidas
Os Métodos de avaliação da estratégia pode ser por critérios quantitativos e qualitativos. O Importante é que a sua empresa tenha indicadores e metas mensuráveis e que sejam atingíveis. Dai a importância de criar indicadores, uma forma de medir e acompanhar.
Exemplos de indicadores quantitativos: % Geração de caixa sobre o recebimento, EBITDA, Evolução da Rentabilidade e Margem de lucro.
Exemplos de indicadores qualitativos: A Estratégia tem um tempo de execução aceitável ? É viável ? Possui aceitação com os colaboradores ?

Resultado Esperado: Possibilitar o desdobramento das metas do negócio; Facilitar o planejamento e o controle do desempenho; Melhorar a comunicação entre os sócios, colaboradores pois Stakeholders internos estarão alinhados ao objetivo conjunto previamente definido.
Visa traduzir a missão e a visão das empresas num conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica.

Resultado Esperado: Possibilita aos empresários e executivos identificarem em quais atividades críticas a empresa está gerando valor para os acionistas, clientes, colaboradores, fornecedores e para comunidade. Permite a definição de metas e a medição dos resultados atingidos em áreas críticas da execução das estratégias.
É uma ferramenta da qualidade utilizada no controle do processo para a solução de problemas. PDCA é um método de gestão. É o caminho para atingir a Meta. Aqui iremos definir quais serão as metas para manter seus resultados e as metas para melhorar.

Resultado Esperado: Construir um verdadeiro processo de melhoria contínua na empresa. Definir metas, planos de ação. Melhorar cada vez mais o planejamento e a execução.
Plano de Negócio é um documento que descreve os objetivos de um negócio e quais os passos que devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas para o empreendedor, empresa ou investidores. Um Plano de Negócio serve a três funções:
1) Desenvolver idéias a respeito de como o negócio deve ser conduzido, revisando a estratégia. Ferramenta retrospectiva, pois pode avaliar o desempenho atual de uma empresa ao longo do tempo.
2) Levantar recursos financeiros, sendo um dos principais requisitos de credibilidade para investidores e credores.

Retorno Esperado: Ajudar o empreendedor a compreender as várias vertentes do seu negócio; Guiar o desenvolvimento da empresa a curto, médio e longo-prazo mediante um conjunto de objetivos previamente estabelecidos e acordados; Ser um apoio para apresentação da empresa a outras partes interessadas como investidores, credores e sócios. Em resumo, este será o seu primeiro passo para iniciar em sua empresa o planejamento estratégico.
Ferramenta necessária para avaliar a situação da empresa, possibilitando uma radiografia completa das ações que devem ser tomadas.

Resultado Esperado: identificar pontos fortes, que devem ser reforçados ainda mais, além de oportunidades de melhorias e verificação de problemas.
Ícone do Whatsapp